Radar à Mostra

RADAR À MOSTRA é um programa artístico gratuito de Artes de Rua e de Circo Contemporâneo, que se irá apresentar numa tenda futurista e nas ruas do concelho, durante os fins de semana nas freguesias de Guifões, Lavra, Santa Cruz do Bispo e São Mamede Infesta.
O programa é composto por:
– Workshops de Teatro Físico e Manipulação de Objetos
OFICINA | ANICIFO – Workshop de manipulação de corpos e de objetos
ANICIFO é uma oficina ao contrário! Destinada a crianças e adultos, que queiram explorar as linguagens presentes na peça INACABADOS, é uma prática artística dedicada à exploração e à descoberta.
Será composta por exercícios práticos, que exploram o Teatro Físico e a Manipulação de Objetos, individualmente e em grupo.
Todos podem participar, não há pré requisitos.
Apenas sugerimos que tragam roupas frescas, desportivas, e uma garrafa de água.
A lotação é limitada ao espaço disponível.
– Exibição de Cinema Documental
A FEIRA – Uma Reflexão sobre as Artes de Rua
Documentário da Autoria de Patrícia Poção
Este momento do programa, serve como um Telescópio, um momento de visão aproximada, sobre a vida de uma Companhia itinerante! Retrata a Companhia RADAR 360º fora de portas, pelos territórios do centro e sul do país.
O projeto “A FEIRA”, foi uma peça de Artes de Rua que estreou em 2022, é uma Co-produção da RADAR 360º e da ARTEMREDE. Circulou por 12 Municípios da rede, nomeadamente: Abrantes, Alcanena, Alcobaça, Almada, Montemor-o-Novo, Montijo, Palmela, Pombal, Santarém, Sobral de Monte Agraço, Tomar e Torres Vedras, e contou com o apoio do Governo de Portugal – Ministério da Cultura/Direcção-Geral das Artes/ Centro2020 | Programa Operacional Regional do Centro.
Após a exibição do filme , uma tertúlia com convidados especiais que estarão presentes para partilharem com o público, as suas visões e ideias sobre artes e comunidades. Viva a cultura. Vivam as artes de Rua!
– Apresentações do espetáculo: “INACABADOS”
INACABADOS é um espetáculo de Circo Contemporâneo e de Teatro-Físico, que acontece dentro de uma tenda futurista!
É uma narrativa abstrata, que reflete sobre os binómios, Homem-Animal, Material-Imaterial, Humanização-Automação.
Procura a sua inspiração nos “Saltimbancos dos Espetáculos de Variedades”. Historicamente presentes nas feiras, e nos mercados europeus, dos finais do século XIX e princípios do século XX. Esta peça utiliza uma linguagem absurda, poética e cómica, para diluir algumas tensões do mundo atual. Mais do que um espetáculo, é uma experiência imersiva, que desafia os limites da imaginação.
Informações Gerais
Sábado
15h – Formação de Teatro Físico e Manipulação de Objetos
18h – Mostra do documentário “A Feira, uma reflexão sobre artes de rua” seguida de conversa com os artistas
Domingo
15h – Espetáculo Inacabados
18h – Espetáculo Inacabados – repetição
CE: Maiores de 3 anos
Entrada gratuita, sujeita à lotação da tenda.


