Dia de São Martinho na União

São Martinho era um homem conhecido pela sua generosidade, ato que viria a provar numa das mais simbólicas ações descritas na bíblia.

No inverno, num dia frio e chuvoso ia montado a cavalo quando encontrou um mendigo. Ao testemunhar o desafortunado a sofrer, não tendo nada que lhe pudesse oferecer, pegou na espada e cortou o seu manto ao meio, cobrindo-o.

Mais adiante, voltou a encontrar outro homem, com quem partilhou a outra metade da capa. Então, sem nada que o protegesse do frio, Martinho continuou viagem. Segundo a mitologia, nesse momento, as nuvens negras sumiram e o sol surgiu, tendo prolongando-se o bom tempo por três dias.

Na noite seguinte, Cristo apareceu a Martinho num sonho. Usando o manto do mendigo, voltou-se para a multidão de anjos que o acompanhavam e disse em voz alta: “Martinho (…) cobriu-me com esta veste”.

São Martinho tinha vestido Cristo. A tradição da comemoração do Magusto tem a ver com o bom tempo que se seguiu após o ato de abnegação do santo e daí a comum designação do Verão de São Martinho que acontece normalmente nesta altura.

Tal como tem acontecido todos os anos, a Junta da União das Freguesias de São Mamede de Infesta e Senhora da Hora, convidou toda a população a celebrar o Dia de São Martinho, à entrada das instalações da autarquia, onde não faltaram as já tradicionais castanhas quentinhas, que marcam esta iniciativa que teve como objetivo a valorização dos costumes e tradições populares.

Proporcionando importantes momentos de convívio e de lazer a todos os Mamedenses e Senhorenses, o assador em São Mamede de Infesta esteve da parte da manhã até as 12h30 e na Senhora da Hora a partir das 14h00 até as 17h30.