Parques

Parque Urbano de São Mamede de Infesta

Arquitectura: Carlos Guimarães e Luís Soares Carneiro

A zona conhecida como Pedra Verde constitui desde há muito um dos conjuntos urbanos mais qualificados, não só do concelho, como da área metropolitana. Com esta intervenção – nomeadamente o Parque Urbano – o seu desenho e uma realização cuidada, somado à vantagem adicional de uma ligação fácil e rápida ao IP4, passará a ver reforçada a sua competitividade e atractividade, e dará certamente lugar à existência de um local de extrema aprazibilidade e de efectiva qualidade de vida. A estrutura viária envolvente articula a Rede Distribuidora Principal Municipal com importantes vias de nível metropolitano e regional (IP4, E.N.14, Estrada da Circunvalação), configurando um quadro de boas acessibilidades que servem e estimulam todo o processo de progressiva urbanização em curso.

A solução do Plano de Pormenor procurou assentar em princípios que propiciassem clareza quer quanto aos futuros espaços urbanos a construir, quer quanto a todo o conjunto de questões de gestão urbana que implicam para o futuro. Assim, a solução apresentada assentou na reinterpretação de elementos da tradição urbana e da cidade tradicional.

Aí, tanto ou mais que o desenho dos edifícios, importará o Desenho do Urbano como factor primeiro, enquadrador e referente fundamental da qualidade dos novos espaços urbanos. A recuperação de elementos reconhecíveis como a Rua, o Largo (ou Praceta) e o Jardim, está presente e orientou a organização da solução global. Também a clara delimitação do que pertence ao foro Público e do que pertence ao foro do Privado se considerou fundamental, quer quanto ao que implicam de conteúdo programático, quer no que implicam de clareza formal do que se projecta.

O Programa integra fundamentalmente quatro valências — Parque Urbano, Equipamentos Públicos, Áreas Residenciais, Desenho de Cidade — a cada uma das quais corresponde um Programa específico que, em certos casos, se configura como uma intenção aberta a oportunidades futuras.

De facto, além da definição do dimensionamento e distribuição geral do programa, a solução desenvolvida assenta na criação de uma malha de vias que organiza toda esta nova parte da cidade. Consequentemente, o desenho das ruas e avenidas constitui o elemento central da criação da imagem e personalidade do espaço público. Na definição dos seus perfis está patente a preocupação de as dotar com as dimensões e condições para serem aprazíveis enquanto percursos pedonais, e, poderem oferecer, ao longo delas, uma capacidade de estacionamento que evite os tradicionais problemas que resultam da criação de grandes áreas exclusivamente destinadas a esse fim.