Museus

Museu de Jazigos Minerais Portugueses

Começado a construir pela década de 40 do século XX, sob a égide do Serviço de Fomento Mineiro da Direcção-Geral de Minas e Serviços Geológicos, altura áurea da Mineração em Portugal, continuou o seu desenvolvimento durante as vilegiaturas da Direcção-Geral de Geologia e Minas, do IGM e do INETI, integrando actualmente o LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia.

As colecções são representativas dos minérios, minerais industriais e rochas ornamentais de todo o território nacional, com particular destaque para aqueles que estiveram sujeitos à exploração mineira.

O espólio é constituído por amostras provenientes de variadíssimos jazigos minerais dos quais se exemplificam os de volfrâmio e estanho da Panasqueira, pirite, cobre e ferro do Alentejo, ouro de Jales e Penedono, chumbo e prata de Terramonte e Braçal (Aveiro), antimónio da região de Valongo, urânio da Urgeiriça, carvão do Pejão e São Pedro da Cova, sal-gema de Loulé, gesso de Óbidos, talco e amianto de Vinhais, caulino de Alvarães e Matosinhos, etc.

É de salientar a atenção que é dada pelo museu à exploração de caulino efectuada até há bem pouco tempo, na freguesia da Senhora da Hora.

Alguns achados arqueológicos representativos da exploração mineira em Portugal, ao longo dos tempos, bem como vários instrumentos técnicos de apoio ao estudo dos recursos geológicos do País, podem também ser vistos neste núcleo museológico.

Morada:
Rua da Amieira,
4465-021 S. Mamede de Infesta

Telefone:
229 511 915

Fax:
229 514 040

Email:
museujmp@ineti.pt

Horário de Funcionamento:
Quintas-Feiras das 14h30 às 17h30.

OBSERVAÇÕES:
Visitas guiadas sujeitas a marcação prévia.
Entrada gratuita.
Transportes: STCP – 506 e 508